top of page

Qual é mais saudável, Adoçante ou Açúcar?

 

Para muitos fazer dieta significa trocar o açúcar pelo adoçante e consumir produtos diet e light. É grande a variedade que existe hoje no mercado com produtos que tenham adoçante em sua composição, em vez do açúcar. Porém, de uns tempos para cá as pessoas estão começando a questionar: Açúcar ou Adoçante, qual o melhor produto?

Hoje vou falar sobre um assunto que desperta muitas dúvidas na população: o adoçante. Isso mesmo, aquele adoçante de mesa que muitos utilizam em substituição ao açúcar.

Várias pessoas consideram o adoçante como uma alternativa saudável para perder peso. Mas, será mesmo?

Em primeiro lugar, vamos definir adoçante. ADOÇANTE é um produto composto de edulcorantes que são substâncias com alta capacidade de adoçar. Geralmente são dezenas, às vezes centenas de vezes mais doces do que o açúcar. Entre os edulcorantes estão os naturais e os artificiais:

 

Artificiais

 

Sacarina - A Sacarina é um dos mais antigos adoçantes artificiais. Ela é um edulcorante muito utilizado nos produtos diets, pode acarretar em ganho de peso, pois estimula o apetite por doces. Funciona da seguinte forma: na ingestão dessa substância nosso organismo se prepara para receber calorias do açúcar, e diante da ausência do nutriente nosso corpo passa a “solicitar” calorias através da ingestão de alimentos altamente calóricos como sorvetes, chocolates e tortas recheadas. Pensa-se que ela pode causar algum tipo de cancêr e que faz mal aos rins, mas nada disso é comprovado (adoça 200x mais que o açúcar). É uma substância artificial derivada do petróleo (tolueno mais ácido cloro-sulfônico). A sacarina não é metabolizada, é excretada sem alterações pelo organismo. Não existe comprovação da sua toxicidade em humanos, apesar de químicos não descartarem a possibilidade do consumo em excesso de sacarina estar ligado à casos de câncer

 

Ciclamato - O ciclamato é um adoçante artificial, de 30 a 50 vezes mais doce que o açúcar. Ele foi descoberto por acaso em 1937 quando um estudante pesquisando medicamentos anti-febre colocou seu cigarro sem querer no produto e quando colocou o cigarro de volta a boca descobriu o gosto doce do ciclamato. Ele é amplamente utilizado na indústria de alimentos e farmacêuticos como um edulcorante não calórico. Ao ciclamato e a ciclohexilamina (seu principal metabolito) são atribuidos efeitos carcinogenos. O ciclamato é ilegal nos Estados Unidos (1969), Inglaterra (1970), França e Japão, porém atualmente é um aditivo autorizado pelo Parlamento Europeu, com restrições. A ingestão máxima diária atual é de 7 mg / kg de peso corporal. Até 2005 era de 11 mg.

 

Aspartame - É um adoçante não calórico utilizado para substituir o açúcar comum. Ele tem maior poder de adoçar (cerca de 200 vezes mais doce que a sacarose). A ingestão diária aceitável (ADI) de aspartamo, na Europa, é de 40mg/kg de peso corporal.


*Polêmica -  É considerado por alguns umaneurotoxina (mata neurônios) e também como carcinogênico (provoca câncer). A Fundação Européia de Oncologia e Ciências do Meio Ambiente B. Ramazzini, instalada em Bolonha, Itália, anunciou que os resultados de um estudo feito com 1.800 ratos."A substância é capaz de provocar linfomas eleucemia em ratos, mesmo quando administrada em doses muito parecidas com a dose diária admitida para o homem", diz o instituto em um comunicado. O estudo gera novas dúvidas sobre os vínculos em potencial entre a exposição ao aspartamo e o câncer, embora confirme a ausência de ligação entre o aspartamo e tumores cerebrais. "Estes resultados preliminares ainda devem ser confirmados antes que a Autoridade Européia de Segurança Alimentar (EFSA) faça uma reavaliação dos riscos ligados ao aspartame", diz o comunicado da AFSSA. A EFSA divulgou a 4 de maio de 2006 um parecer sobre este estudo. Este considera que os resultados apresentados eram consistentes com a existência de doença respiratória crônica na colônia de animais usados para o teste, e que o nível de tumores apresentado não pode ser considerado na sua totalidade, já que determinados tumores eram compatíveis com efeitos a longo prazo de tratamentos administrados aos animais.


*Benefícios - Ao contrário da sacarose (açúcar de cozinha), os edulcorantes não contribuem para o desenvolvimento de cáries dentárias. O aspartamo não afecta a resposta glicémica em indivíduos normais nem em indivíduos com diabetes, assim como não afecta o controlo metabólico nem a libertação de insulina. Os estudos vão ainda mais longe, admitindo que o uso do aspartamo é seguro por diabéticos, incluindo aqueles com falência renal crónica. Quando adicionado a um programa multidisciplinar de gestão de peso, o aspartamo, além de favorecer a variedade e a palatabilidade da dieta, pode ser um instrumento eficaz na gestão do peso corporal, a longo prazo.

 

Sucralose - É uma substância utilizada adoçantes artificiais com capacidade adoçante que vai de 600 a 800 vezes o poder adoçante do açúcar. Foi introduzído no mercado nos ESTADOS UNIDOS com a característica de ser não calórico, pois a quantidade que se precisa ter de Splenda nas preparações para se ter o saber doce são pequenas comparada com a sacarose. O FDA permite um alimento ser considerado 0 em calorias quando o alimento ter menos de 5 calorias por porção (serving). A sucralose foi aceita pelo FDA nos Estados Unidos como segura ao ser usada pelo homem De acordo com a Associação Canadense de Diabetes, uma pessoa pode consumir 15 mg/kg/dia de Sucralose sem ter nenhum efeito para a saúde.

 

Acesulfame – K - É um adoçante dietético, descoberto em 1967 e que obteve a aprovação da FDA em 1988 para uso em alimentos como: Doces, Bebidas, Gomas de mascar (Chicletes). É um sal de potássio sintético obtido a partir de um composto ácido da família do ácido acético. O Acesulfame-K possui, aproximadamente, 125 vezes mais poder adoçante se comparado à sacarose. Possui ainda um sabor residual que se assemelha à glicose. Outras características: - Não é metabolizado pelo organismo humano. Uma vez ingerido, ele é eliminado sem degradação alguma. - Resiste à altas temperaturas, mantendo-se estável. Por esta característica, pode ser utilizado em alimentos quentes. - Pessoas que necessitam limitar a ingestão de potássio (K) devem ser orientadas pelo médicoquanto ao consumo deste produto. - Não causa cáries.

 

Naturais

 

Frutose - é um monossacarídeo calórico, muito encontrado emfrutas. É mais doce que a sacarose, que é o açucar refinado comum, encontrada em cana-de-açúcar, que é um dissacarídeoproveniente da junção da frutose com glicose (dextrose). A frutose também é encontrada em cereais, vegetais e no mel. A frutose e a glicose estão fortemente presentes nas uvas, e são a base química do vinho.

 

Sorbitol - ambém conhecido como glucitol, é um álcool de açúcar encontrado naturalmente em diversas frutas, como no bagaço do fruto da sorveira. Seu poder de dulçor é 50% menor que o da sacarose, entretanto não causa cáries. É utilizado como alimento há mais de meio século. Entra na composição de produtos farmacêuticos e cosméticos. Na indústria alimentícia é utilizado como: adoçante, na confecção de condimentos, como oschicletes "sem açúcar"; edulcorante, emulsificante,sequestrante e espessante. É calórico.

 

Xilitol - é um adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais, incluindo milho, framboesa, ameixa, entre outros. Também pode ser extraído de alguns tipos de cogumelo. O Xilitol é tão doce quanto a sacarose, mas cerca de 40% menos calórico.

 

Dextrina - é uma classe de polissacarídeos de baixo peso molecular.. As dextrinas são solúveis em água, sendo brancas levemente amareladas. Exemplos incluem a amilina, a goma artificial, a goma de amido, a goma inglesa, a goma vegetal. É comum serem utilizadas como adesivos, agentes espessantes e substitutos de gomas naturais. Nem todas formas de dextrinas são digeríveis, essas formas não digeríveis são usadas como complemento de fibras alimentares. A Maltodextrina é um carboidrato complexo e calórico de absorção gradativa proveniente do amido de milho. Para fornecer energia durante a atividade física de longa tempo, retardando a fadiga, através da liberação gradual de glicose para o sangue. A maltodextrina contém polímeros de dextrose/glicose, compostos de açúcar unidos que são mais fáceis para o corpo assimilar e usar. Estes polímeros são metabolizados de forma lenta e constante o que pode ajudar a sustentar os níveis de energia durante atividades que necessitam de resistência (ex: jogo de futebol, uma partida de tênis, um jogo de basquete, uma partida de vôlei, maratona, etc.). Suplementos de maltodextrina são uma fonte conveniente e econômica de energia para pessoas ativas.
 

Recomendações quanto ao uso de adoçantes

 

*Evitar o Ciclomato

* Usar Sucralose para adoçar liquidos

*Diminuir (não precisa cortar) o uso de chás e refrigerantes diets

*Troque o açúcar por alimentos com açúcares naturais

 

Açúcares

 

Também chamado de sacarose, é um tipo de glícido formado por uma molécula de glicose e uma de frutose produzida pela planta ao realizar o processo defotossíntese. A sacarose, o açúcar comum comercial, é amplamente distribuído entre as plantas superiores. Encontra-se na cana de açúcar e na beterraba, sendo que o suco da primeira, a garapa, contém de 15-20% e o da segunda de 14-18% de sacarose. Existem vários tipos de açucar no mercado, como: 

 

Açúcar Cristal - É o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, que retira "só" 90% dos sais mineirais. Por ser econômico e render bastante, o açúcar cristal sempre aparece nas receitas de bolos e doces

 

Açúcar Light - Surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina, que quadruplicam o poder de adoçar. Um cafezinho só precisa de 2 gramas de açúcar light para ficar doce, contra 6 gramas de açúcar comum.

 

Açúcar Orgânico - É diferente de todos os outros tipos porque não ultiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, do plantio à industrialização. O açúcar orgânico é mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder do adoçante

 

Açúcar Mascavo - É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais mineirais. Mas seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, desagrada a algumas pessoas.

 

Açúcar Demerara - Também usada no preparo de doces, esse açúcar de nome estranho é um dos tipos mais caros. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo.

 

Existem mais alguns, mas eu não irei cita-los. Concluindo, ambos o açúcar e o adoçante fazem algum mal, dependendo da maneira que ingerem. Porém, isso não impede o uso de nenhum dos dois. A ingestão diária de açúcar deve ser de 1 para cada 100 calorias. Ou seja, se você come 1.800 calorias diárias, não deve consumir mais que 180 calorias de açúcar (45 g). E o adoçante, também tem suas limitações diárias. Fique atento a isso e viva a sua vida c:

© 2014 por Turma 801. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page